Juçara Costa nasceu de pincel na mão. Ainda criança, fez do vão da escada de casa o seu primeiro ateliê. Assim foi crescendo artista. Quando adolescente, estudou desenho nos EUA. Aqui no Brasil foi aluna de artistas influentes e atualmente transmite seus conhecimentos com metodologias próprias na pintura, no bordado e na criatividade. Além de suas vivências nas artes plásticas, atuou no teatro, cinema, TV e moda, sempre com talento e sem nunca deixar-se estagnar. Artista premiada, participou de diversas exposições no Brasil e exterior. Na arte, como na vida, sua busca sempre foi conhecer-se e transcender.
“Seu fazer artístico é extremamente pessoal, delicado, intuitivo e, acima de tudo, belo.”
Trajetória | Teatro | Mídia | Depoimentos
Com mais de 40 anos de carreira, Juçara Costa participou de diversas exposições individuais, coletivas e salões em várias partes do Brasil e do exterior. Recebeu prêmios como atriz e como artista plástica, a exemplo do “Salão da Marinha de Pintura”, em Brasília, prêmio “Salão de Arte Mítica”, em Governador Valadares, prêmio “Salão do Carnaval”, em Montes Claros, prêmio “melhor atriz coadjuvante” com a peça “Me aperta…te aperta…te espeta?”, espetáculo que representou Minas Gerais no “Projeto Mambembão”.
Ao longo de sua trajetória Juçara Costa coordenou diversos grupos de iniciantes em pintura. Fundou na década de 80 o Juçara Costa Expressões Artísticas, na Av. Raja Gabáglia, primeiro espaço multidisciplinar de BH que, durante 6 anos, movimentou a vida artística da cidade com exposições, cursos, palestras, eventos e lançamentos de artistas.
De 2009 a 2017 Juçara conduziu o Espaço Arte e Vida, em Belo Horizonte, onde realizou diversas exposições coletivas de artistas mineiros, saraus, feiras de economia criativa, workshops multidisciplinares, cursos e shows. Lá ocorreram as primeiras aulas do método DB, onde Juçara Costa ensina ao público a técnica de Desenhos Bordados que aplica em seus trabalhos. Em 2012 a artista iniciou um trabalho com tecidos, estampando suas pinturas em roupas, acessórios e peças de decoração. O método DB é ainda hoje ministrado em formato de workshops por todo o Brasil.
A arte de Juçara reflete seguramente o registro da integração de sua obra com um trabalho espiritual profundo e sólido, que marcou suas fases artísticas como nas catedrais, nas mandalas, nos labirintos, nos bambus, e nas marcantes figuras do xamanismo. A energia que move seu trabalho está integrada numa egrégora de grupos que, nos últimos anos, têm se formado no com meditações, oficinas terapêuticas, e workshops de desenvolvimento pessoal.
“Prêmio Salão do Carnaval Montes Claros
Com Peitos de Confete” – 1992
1978 – Curso de teatro Palácio das Artes
Participação em diversos comerciais
Longa metragem:
Monólogo de Jair Raso, direção e adaptação Kalluh Araújo com a atriz Juçara Costa, Júlia e a memória do futuro é a história de uma mulher que aos 90 anos encontra com a morte e revive sua vida . Se descobre ao se deparar com o poder de construir as memórias de sua própria história, tecendo o roteiro de uma vida de humor e emoção.
Dirigido por Kalluh Araujo, o espetáculo é um clássico e uma das peças mais amadas de Nelson Rodrigues. Foi vencedor de 3 prêmios no 1º Prêmio Copasa Sinparc: Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.
Produção: Luiz Alberto De Filippo
O musical Branca de Neve e os Sete Anões é uma realização da Cia. Arlecchino de Teatro em parceria com o Instituto João Ayres.
Direção: Kalluh Araujo